Vigilância Sanitária de Ilhéus vistoria restaurantes de comida japonesa

Comida oriental exige maiores cuidados na hora da manipulação
Arquivo/Google

A comida japonesa tem conquistado o paladar dos Ilheenses, prova disto é o número crescente de estabelecimentos deste segmento que se instalaram no município. O sushi é o prato tradicional japonês mais conhecido no mundo, porém, apesar de muito saboroso, possui um alto risco de contaminação, principalmente por utilizarem em seu preparo o peixe cru.  Estes alimentos podem conter  microrganismos causadores de  infecções que levam a desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, febre, e se não tratados podem levar a morte.

Neste sentido, o Serviço de Vigilância Sanitária de Ilhéus, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), intensificou as fiscalizações nestes  estabelecimentos, inclusive com trabalhos noturnos, com o objetivo de garantir a oferta de alimentos seguros, evitando a ocorrência das toxinfecções. Durante as inspeções no Bairro do Pontal, promovidas no mês de setembro, foram realizadas principalmente orientações aos manipuladores de alimentos e informando os responsáveis destes estabelecimentos as maneiras corretas de como reduzir os riscos de intoxicação alimentar através da adoção de cuidados simples.

Nas inspeções realizadas nos últimos dias, afirma o secretário de Saúde, Antônio Ocké, as equipes verificaram que alguns estabelecimentos se encontravam em desacordo às normas da Vigilância Sanitária, e por isso foram notificados. Além disso, alimentos foram apreendidos por serem encontrados em más condições de armazenamento, aumentando ainda mais  o seu potencial de risco.

Os restaurantes que apresentaram problemas na manipulação e no armazenamento de alimentos receberam prazo para a realização das adequações necessárias. Posteriormente, novas fiscalizações serão realizadas nos mesmos locais, e caso a situação persista poderão ser aplicadas penalidades que variam de  multa até a interdição dos estabelecimentos, garante o secretário.

Alerta ainda Antônio Ocké, que o consumidor em geral deve ficar atento ao se dirigir a um estabelecimento com a finalidade de se alimentar, procurando observar atentamente a limpeza do local, a higiene dos funcionários, e também o manuseio dos alimentos. “Desta forma, pode-se evitar diversos problemas de saúde e colaborar com a melhoria dos atendimentos nestes locais”, afirmou.