Recuperação asfáltica de Ilhéus segue por ruas centrais
O programa de requalificação asfáltica das principais artérias de Ilhéus prossegue beneficiando diversos pontos da zona urbana. No momento, os serviços se concentram nas ruas Eustáquio Bastos, Brigadeiro Eduardo Gomes e Benjamin Constant, todas localizadas nas proximidades do Aeroporto Jorge Amado, no Bairro do Pontal. De acordo com o superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo, após a conclusão do trabalho, o recapeamento asfáltico será deslocado para o Bairro do Ceplus, situado também na Zona Sul de Ilhéus.
Até o momento, o programa já favoreceu a Avenida Princesa Isabel, as ruas centrais do Alto da Conquista, incluindo a Rua Arthur Lavigne, a Praça Santa Rita e a Avenida Brasil, e a Rua Amélia Nunes (antiga Rua das Oficinas), trecho que dá acesso à Ponte Lomanto Júnior. Uma das obras mais aguardadas pela população, o recapeamento é resultado de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Em muitas artérias, como a Avenida Princesa Isabel e as ruas do Bairro da Conquista que receberam asfalto novo, o trabalho será concluído com a implantação de uma nova sinalização horizontal e a instalação de quebra-molas em passagem de nível. O trabalho de recapeamento asfáltico nas ruas de Ilhéus está sendo executado pela empresa Mazza Engenharia, vencedora da concorrência, e conta com o auxílio de diversas máquinas, como caçambas, vibro acabadoras e rolos compactadores.
Todas as ruas – Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o objetivo é requalificar a pavimentação asfáltica de todas as ruas de Ilhéus. “Nessa etapa, a requalificação dos nossos logradouros é realizada com a parceria e os recursos do Governo do Estado. A outra parte será feita pela Coelba, que se comprometeu em recuperar as ruas danificadas pela obra de expansão da rede de energia, a exemplo da Avenida Itabuna. Já uma terceira etapa será executada com recursos da própria Prefeitura, através da usina asfáltica que o governo municipal está adquirindo”, salienta o chefe do Executivo ilheense.