Itabuna anuncia suspensão do Mais Educação por falta de repasse

Alunos de 42 escolas perdem o benefício
Ascom/Pedro Augusto

Em razão do atraso no repasse das verbas de complementação do Programa Mais Educação (PME), que são creditadas pelo Ministério da Educação (MEC) nas contas das escolas a cada seis meses, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna decidiu suspender as atividades do PME em 42 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino até que a situação seja regularizada. Com os recursos, as escolas pagam as despesas com a contratação de monitores, bem como com a aquisição dos recursos didáticos necessários ao funcionamento do programa.

Com a decisão, que passou a vigorar a partir de terça-feira (1º), os alunos deixam de participar das oficinas do Programa Mais Educação que acontecem no turno oposto ao do ensino regular. No PME as atividades são fomentadas e organizadas nos seguintes macrocampos: acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; educomunicação; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica.

O Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.