Itabuna assina contrato para construção do Centro de Iniciação Esportiva

Maquete da obra
Reprodução

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assina logo mais às 14 horas, em ato no gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Fonseca, em área do Sitio da Fundação Marimbeta. O equipamento custará R$ 3,5 milhões, em recursos oriundos do Ministério do Esporte.

O CIE de Itabuna será do modelo III. Terá um ginásio poliesportivo, com arquibancada, área de apoio constando de salas para administração e de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público, além de estruturas de atletismo.

O CIE é um projeto do Governo Federal para incentivar a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social nas grandes cidades brasileiras. A escolha do bairro Fonseca se justifica por esse aspecto, segundo o prefeito Claudevane Leite.  No CIE os alunos e atletas poderão utilizar diversos espaços esportivos para a prática de modalidades olímpicas que vão desde judô, basquete, vôlei e handebol até boxe, esgrima, ginástica rítmica, levantamento de peso, tae-kwon-do e tênis de mesa, além de esportes paraolímpicos e futsal, que não faz parte das Olimpíadas.

Segundo o Ministério do Esporte, o CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. O Centro de Iniciação Esportiva de Itabuna terá sua construção iniciada no segundo semestre.