Mutirão da Catarata atende centenas de idosos de Ilhéus
O programa Saúde em Movimento deu início, na manhã desta quarta-feira, 28, ao Mutirão da Catarata, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Promovido pelas secretarias de Saúde do Bahia (Sesab) e de Ilhéus (Sesau), o evento foi aberto às 7 horas, já contando com grande público, que aos poucos foi aumentando, devido a chegada de vários ônibus que chegavam de municípios circunvizinhos.
Acompanhado do secretário de Saúde, Antônio Ocké, o prefeito Jabes Ribeiro, percorreu todo o circuito, verificando as instalações de acolhimento e a qualidade dos serviços prestados à população. “Diante das dificuldades que o município ainda atravessa, visando reestruturar a área de saúde, um evento deste porte é sempre importante e salutar, principalmente por ser voltado para atender pessoas acima de 60 anos, não só de Ilhéus, como de outros municípios da região, “o que significa uma melhor qualidade de vida”, salientou o prefeito.
A aposentada Maria Lúcia Góes Santana, residente em Rio do Engenho, em Ilhéus, às 8h30 já tinha se submetido à cirurgia do olho direito, e se mostrava bastante satisfeita, não só por ter conseguido esta oportunidade gratuita, mas também pela forma de tratamento dedicada por toda a equipe. ”Desde que cheguei recebi total apoio na locomoção, como também por parte de médicos e enfermeiras, e agora só estou aguardando o momento de retornar para casa, felizmente já curada da doença”, afirmou.
Além dela, inúmeros outros pacientes, sempre acompanhados por parentes, esperavam para ir embora, ou então para se submeter à cirurgia, como o Senhor Oscarlito Lopes de Oliveira e sua companheira Marlene Pereira da Silva, ambos de Canavieiras, portadores de catarata, e que aguardavam com expectativa o momento de ser chamados. “Para nós, foi excelente este mutirão, que está muito bem organizado, e esperamos voltar a enxergar corretamente logo depois da cirurgia, pois do jeito que estamos, nos incomoda muito”, confessou Oscarlito.
O Mutirão da Catarata prossegue sem interrupção até o próximo dia 6 de junho, e pretende realizar mais de 7.000 atendimentos para os idosos e integrantes do programa Topa – Todos pela Alfabetização, assim como também chegar a meta de 2.500 cirurgias. “Não tem dúvida de que esta meta será atingida com facilidade, agradecendo o apoio de todos na realização desse empreendimento que beneficia o Sul da Bahia”, afirmou o secretário Antônio Ocké.