Servidores debatem Humanização na saúde pública de Itabuna
Até a sexta-feira, 11, com o objetivo de ouvir os servidores e buscar soluções para os problemas cotidianos nas unidades de saúde, envolvendo o atendimento, tratamento e acolhimentos dos pacientes, a Secretaria de Saúde promove a Semana de Humanização. Como parte da programação, na terça-feira (9), foi realizado auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) o seminário Cuidando”, com palestra , a professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Maria Aparecida Santa Fé Borges e debate sobre humanização no atendimento.
Durante o seminário os servidores discutiram conceitos, política de humanização, dispositivos para amenizar dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) e principalmente na assistência de qualidade. A importância do evento foi destacada pela professora Maria Aparecida: “É uma ação que valoriza o trabalhador, a gestão e o usuário. É significativa e mostra que a gestão se preocupa em acolher, respeitar os profissionais e consequentemente, ter uma unidade que consiga atender as necessidades voltadas à saúde da população”.
Cuidando de quem cuida - Na quarta, a programação ocorreu na unidade de saúde Calixto Midlej Filho, reunindo servidores lotados naquela unidade e na unidade Moise Hage. O tema foi “Cuidando de quem Cuida”. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes administrativos e agentes de endemias e comunitários participaram de dinâmicas de grupo, assistiram a vídeos educativos e conheceram detalhes da gestão da Saúde.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Maria das Graças Souza, lembrou aos participantes a importância das atividades de humanização para cuidar de quem cuida dos pacientes. “Para tanto é necessário um processo de organização interna e um bom diálogo com os servidores”, disse.
A Semana Nacional de Humanização começou no dia 7 e prossegue até sexta-feira, dia 11, promovendo acolhida, interação e a melhoria das relações entre servidores e pacientes. Ao final do evento será elaborada uma carta com resultados das discussões para ser entregue ao prefeito Claudevane Leite e à Câmara de Vereadores. Participaram das atividades do Dia D da Humanização os apoiadores do Módulo II e o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior.