Após reforma, General Osório será palco para workshops, exposições e leitura

Governo garante que reforma é prioridade
Secom/Gidelzo Silva

Ao vistoriar na tarde desta segunda-feira, dia 31, o prédio do Grupo Escolar General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus e o Arquivo Público, o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, informou que após a recuperação do imóvel, a proposta é retornar o acervo da biblioteca pública e transformar o espaço num ambiente vivo, com atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura, workshops e realização de exposições. “Com isso, vamos fazer com que o ilheense comece a visitá-la com novo olhar”, ressaltou.

Na oportunidade, Paulo Atto lembrou que o prefeito Jabes Ribeiro sempre considerou como uma das prioridades da sua gestão a melhoria do imóvel onde funcionou o Grupo Escolar General Osório. “Vale ressaltar que ele foi responsável pela transformação do prédio, situado na Praça Castro Alves em biblioteca e arquivo, após promover duas recuperações seguidas, principalmente por se tratar de equipamento histórico”, disse.

Por sua vez, o superintendente de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Ilhéus, Ednaldo Azevedo, que também acompanhou a vistoria, destacou que a vencedora da licitação, a empresa Santos Souza Comércio, Prestação de Serviços e Construções Ltda, segue com o cronograma de serviços estabelecido, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de junho, no aniversário da cidade.

Ednaldo Azevedo explicou que no projeto licitado estão sendo realizados serviços de limpeza, para, em seguida, iniciar a recuperação de toda a instalação elétrica e hidráulica, troca do piso (assoalho), assim como as esquadrias e forros. Ainda faz parte dos trabalhos desta primeira etapa a substituição de portas, janelas e vidraças que não tenham mais condições de aproveitamento. E no final, a realização da pintura do prédio.