Debate sobre políticas públicas da cultura abre fórum em Canavieiras

Cidade "respira" cultura
Ascom/Walmir Rosário

Discutir as políticas públicas da cultura do Litoral Sul foi um dos objetivos do 1º Encontro de 2014 do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Sul da Bahia, realizado em Canavieiras. Na reunião, que contou com a participação de diversos municípios, ficou evidenciada a necessidade de uma ampla mobilização para implantar o Sistema de Cultura nas diversas cidades que compõem o Território.

Presente ao Fórum, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ressaltou a abnegação dos agentes culturais, em frente às dificuldades de empreender a cultura, já que não existe uma política definida para esse segmento. O prefeito informou que Canavieiras é uma cidade cultural por excelência e que em suas gestões várias ações foram empreendidas para organizar o setor.

Lembrou, ainda, Almir Melo, que o Sistema Municipal de Cultura foi instituído com a sanção da Lei 999, de 11 de dezembro de 2013, com a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural em Canavieiras.

Para o presidente da Faeg-Sul, Letto Nicolau, é preciso formular uma mudança na cultura, estimulando o aparecimento de agentes, empreendedores e gestores na área cultural. Segundo ele, esse é um trabalho que a Faeg vem realizando, por ter o papel de mobilizador nas cidades do Território Litoral Sul, para realizar essas transformações.

Segundo o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, a posse dos membros do Conselho Municipal foi um novo marco na cultura de Canavieiras, que vem estimulando o desenvolvimento das várias formas de expressão cultural. Explica a representante da Secretaria da Cultura de Canavieiras na Faeg-Sul, Ely Carvalho, que o próximo passo é a implementação do Fundo Municipal da Cultura.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Santana, disse que é através da cultura que a sociedade poderá dizer não às drogas e à violência, criando uma sociedade mais justa. O pró-reitor ressaltou a importância da educação e da cultura na formação dos jovens e que não basta formatar bons projetos e sim atuar para mudar as políticas públicas.

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Denise Carvalho, o prefeito Almir Melo sempre foi um incentivador da cultura, procedimento que não é adotado por todos os gestores que administram o município. “Embora presenciamos a criação de diversos equipamentos culturais, como museu, biblioteca e arquivo municipal, eles são relegados ao abandono pelos gestores que sucederam ao prefeito Almir, cometendo crimes sem precedentes na história cultura de Canavieiras”, relatou.