Itabuna ganha Núcleo de Informação que atualiza dados sobre Saúde da FamÃlia
Garantir a atualização e o acompanhamento contínuo das informações sobre as famílias de Itabuna é o objetivo do Núcleo de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde que será inaugurado na próxima terça-feira (18) às 9 horas, pela Prefeitura. Uma equipe de oito agentes administrativos vão atuar na alimentação dos dados do município nos sistemas do Ministério da Saúde coletados pelos 436 agentes durante as visitas domiciliares. Esses dados possibilitam o planejamento estratégico das ações de intervenção, prevenção e promoção da saúde no município.
Uma sala está sendo preparada na Secretaria da Saúde para abrigar o serviço, que é complementar ao recadastramento dos portadores do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciado em dezembro de 2013. O trabalho dos agentes comunitários de saúde agora foi intensificado visando também à definição dos territórios de atuação e a ampliação do atendimento daqueles que estiverem com cota baixa de atendimento.
Outro benefício do recadastramento dos portadores de cartão é a inclusão de famílias que estão fora do Sistema Único de Saúde e a confirmação daqueles que efetivamente são residentes no município. Até a primeira semana de março 50% das famílias já haviam sido recadastradas pelos agentes em visitas domiciliares. A Secretaria da Saúde alerta que a comunidade deve receber bem o agente comunitário e atualizar as informações cadastrais.
A coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, explica que o Núcleo de Informação será a base da organização da Saúde, já que é necessário para o planejamento das futuras intervenções no sistema de atendimento à população. “Mesmo após a finalização do recadastramento, o Sistema continuará a ser alimentado pelas informações coletadas nas visitas domiciliares de rotina”, afiança.