Ciclistas de Canavieiras pedalam até Porto
O ciclismo é uma das atividades esportivas mais desenvolvidas em Canavieiras, cidade de topografia plana. Na cidade, as bikes são utilizadas para diversas tarefas, como o transporte de casa para o trabalho, serviços de pequenas cargas e lazer. Vários grupos – associações – de amantes do ciclismo pedalam à noite, no período da lua cheia e nos finais de semana em percursos em passeios aos povoados, distritos e outras cidades.
Um dos passeios mais famosos é a pedalada de Canavieiras a Porto Seguro – Arraial D'Ajuda – durante os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Ajuda. A Mãe de Jesus Cristo é uma das santas da Igreja Católica mais festejadas de Canavieiras e muitas das devotas são batizadas com o nome da santa.
Neste último fim de semana – 14 a 16 – o grupo de ciclismo Amigos do Pedal, de Canavieiras, promoveu uma “Cicloromaria” rumo a festa de Nossa Senhora D'Ajuda, em Porto Seguro/Arraial D'Ajuda. A viagem é uma tradição de mais de 10 anos o grupo contou com a participação de 15 ciclistas que pedalaram ida/volta (via Belmonte) 150 quilômetros, passando por Belmonte, Mogiquiçaba, Guaiú, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz de Cabrália, Coroa Vermelha e Porto Seguro.
Segundo o ciclista Alexandre Tolentino, foram três dias de muita aventura e fé, por locais considerados de grande beleza e que ainda conservam intacto todo o meio ambiente. Participaram da pedalada Alexandre, Stephany, Eduardo, Pereira, Eron, Cleyber, Edmundo, Leninha, Janaína, Andréa, Santão, Edson Metralha e Periquito.
Segundo os ciclistas que este pedal de fé foi feito em homenagem ao casal Carneiro e D'ajuda Belém (cujo pai faleceu recentemente) e não puderam participar. Os ciclistas tiveram o apoio dos parceiros: Bike Shop, Cannes Bike, Hidraluz, Compre Bem Supermercado, Loja do Real, Plasticop, Picolés e Sorvetes Péricles.
H2O – Outro grupo ciclístico canavieirense, o H2o, também empreendeu a viagem para homenagear Nossa Senhora D'Ajuda. O grupo saiu de Canavieiras na quinta-feira (13) e voltou na segunda-feira (17). Segundo um dos integrantes da H2o, José Bandeira, o passeio contou com a participação de 12 ciclistas no passeio ecológico e religioso, enquanto outros quatro foram no carro de apoio.
Informa José Bandeira, que o grupo já está planejando o passeio do próximo ano. “Nossa turma participa anualmente desta festa e a cada ano adquirimos mais experiência”, disse. O passeio teve o apoio de CN Motos, Ótica Santiago, Farmácia Cabrália, Ponto G Móveis e Eletrodomésticos, Supermercados Compre Bem e Prefeitura de Canavieiras.
Integração – Também neste último fim de semana (15 e 16) o Grupo de Ciclismo Lama no Pedal, de Coaraci, promoveu uma Cicloviagem Canavieiras. O grupo saiu de Coaraci às 20 horas de sábado (15) rumo a Canavieiras, num alucinante pedal noturno, com carro de apoio, chegando às 13 horas de domingo (16).
O grupo percorreu 193km em aproximadamente 11 horas de pedal (em cima da bike). Participaram da aventura 25 ciclistas. Na passagem por pela cidade de Una, o grupo Aliança Bike, com 10 ciclistas se integrou ao grupo, acompanhando até Canavieiras. Os ciclistas foram recepcionados por Carlinhos Lima, da Cabana Alegria de Viver, que forneceu todo o suporte, como almoço, descanso e contemplação das belíssimas praias.
No domingo (16), o Grupo Lama no Pedal retornou a Coaraci. Parceiros há alguns anos do grupo Amigos do Pedal, os ciclistas promovem o intercâmbio entre as duas cidades durante a realização de vários eventos. “É importante frisar que cada vez mais o movimento ciclístico em nível baiano está crescendo e se organizando, atraindo assim muitos adeptos a cada dia”, conclui Alexandre Tolentino.