Curso de Culinária promovido pelo Cras encerra a segunda etapa

Uma doce forma de faturar mais recursos
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promoveu a segunda parte do Curso de Culinária para usuários do Bolsa Família. Durante a semana passada, as 20 alunas do grupo tiveram aulas práticas de salgados, após a primeira etapa de confeitaria.

Segundo a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, após o término do curso as alunas formarão uma associação para desenvolverem as atividades. “A Uesc envia o professor e a Prefeitura oferece toda a estrutura. Nosso objetivo é qualificá-las profissionalmente, tornando-as capazes de atuar com conhecimento sobre técnicas de serviço, de produtos e de utensílios pertinentes à profissão”, relatou.

Para Vanessa Leite, as participantes puderam desenvolver suas habilidades e potencialidades como cozinheiras, além de vivenciar experiências que irão contribuir para o desenvolvimento da autoestima e da capacidade de desenvolver projetos. “As atividades de capacitação, além de possibilitar a geração de renda e inclusão qualificada no mercado de trabalho, promovem a troca de conhecimento entre as pessoas  e contribui para fortalecer o vínculo com o grupo, com o Centro de Referência de Assistência Social e com a comunidade”, afirmou.

O prefeito Almir Melo afirma que o papel da administração municipal é negociar vagas e cursos, divulgar os programas e mobilizar o público, para que possam participar das oportunidades oferecidas. “A realização de cursos profissionalizantes em Canavieiras tem sido um compromisso do Governo da Reconstrução e tem beneficiado grande parte da população com a capacitação para o desenvolvimento de atividades geradoras de emprego e renda”. O maquinário específico já está sendo instalado e o próximo curso a ser oferecido será o de Corte e Costura, para o qual existe uma grande demanda.

Na próxima quarta-feira (10), a equipe do Cras estará no bairro da Atalaia, para fazer o cadastro das crianças que irão participar das oficinas de capoeira, Jiu jítsu e futebol. Informa a secretária que as oficinas já terão início na próxima semana, e a escolha do local é devido a localização. “As crianças da Atalaia ficavam impedidas de participar das oficinas em função da distância do centro”, explica Vanessa.