APAE e Mackenzie Voluntário vão promover atendimento comunitário em Ilhéus

Atendimento gratuito
Arquivo/Google

A APAE de Ilhéus e a Universidade Mackenzie, com o lema “o bem faz o bem, começa com você”, convidam a comunidade da zona sul de Ilhéus para participar do Mackenzie Voluntário de 2014, no dia 18 de outubro, sábado, no bairro Hernani Sá. Atendimentos e serviços gratuitos para a população serão realizados na sede da APAE, como testes de glicemia e diabetes, atendimento médico, corte de cabelo, orientação jurídica, higiene bucal, aferição de pressão, palestras, atualização de documentos, entre outros. Diversos profissionais voluntários já confirmaram a participação no evento, que promete reunir grande número de pessoas para o atendimento comunitário, das 9h às 17h.

De acordo com a diretora da Escola Flor de Cacau da APAE, Vitória Penalva, “o Mackenzie Voluntário, através da coordenação de Newton Aranha, desenvolve um trabalho sério, e nós da APAE abraçamos esta iniciativa no convite à comunidade para fortalecermos juntos, o sentido do serviço social, na prestação de atendimentos para a população carente”. A diretora informa que a APAE também visa promover a integração entre professores, alunos, pais, voluntários, a comunidade do Bairro Hernani Sá e adjacências, e os membros da Universidade Mackenzie.

Stands e barracas de artesanato, comidas e lanches etc, comercializarão produtos para destinação beneficente, para compra de materiais escolares e reforma da estrutura interna e externa da APAE. “Este projeto é uma oportunidade para a comunidade e a APAE se unirem mais, no pleno exercício da cidadania, além de colher os frutos de uma vivência coletiva, tendo como resposta a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, destacou a diretora.

Profissionais da oftalmologia, fisioterapia, enfermagem, odontologia, pedagogia, nutrição, assistência social, direito e arte, confirmaram presença para prestações voluntárias do MV 2014, conforme informa a equipe pedagógica. Além disso, a Defensoria Pública, o Exército, empresas júniores, a Faculdade Madre Thais, o CIEE, SENAI, maquiadores, costureiras, técnicos em informática, assim como estudantes de enfermagem, biomedicina e direito, se farão presentes no evento. Intervenções artísticas de grafiteiros, palestras, oficinas de artesanato e comidas alternativas também vão abrilhantar o projeto.

De acordo com o relatório da organização do MV 2014, as últimas três edições realizadas em Ilhéus, contemplaram 3200 pessoas com 440 voluntários ao todo, realizadas respectivamente no Nelson Costa, em que 80 voluntários atenderam 400 pessoas em 2011, no São José, com 130 voluntários e 800 pessoas contempladas em 2012, e, no ano passado, em 2013, no Salobrinho, com 230 voluntários e 2000 pessoas beneficiadas.