Vereador denuncia indícios de irregularidades nos alugueis de veículos

Lukas Paiva
Ascom/Cristiano Cruz

O vereador Lukas Paiva (PMN) denunciou na tarde desta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, indícios de irregularidades envolvendo os contratos de aluguel de ônibus e automóveis nas secretarias municipais de Educação e Saúde. De acordo com o vereador, tratam-se de recursos federais, voltados para ações e programas importantes, daí a necessidade de se apurar com rigor esses indícios de desvios ou irregularidades envolvendo as verbas públicas.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Saúde contratou os serviços da empresa ADD Locadora de Veículos, da cidade de Iraci, por R$ 660 mil, enquanto os veículos desse setor estão abandonados na garagem, com débitos do IPVA. Lukas Paiva denunciou que vários carros da locadora contratada também estão com IPVA atrasados. “Por que não quitar os débitos de IPVA dos carros oficiais, ao invés de contratar uma empresa por 660 mil?”, questionou o vereador.

Lukas Paiva disse ainda que, há três semanas, um Gol de placa NTW 1147, de propriedade da Secretaria de Saúde, foi abandonado na rua da Mangueira, bairro Nelson Costa. Os moradores fizeram a denúncia ao vereador, que se deslocou ao local e constatou a veracidade dos fatos. “Depois de uma semana, voltei lá e o veículo permanecia no local. Então pedi que minha assessoria comunicasse o fato ao secretário de Saúde, e assim foi feito”, salientou.

Educação – Também no plenário da Câmara, o vereador levou a informação da renovação do contrato do transporte escolar com a empresa Terra Nova, no valor de R$ 677 mil. Enquanto isso, a grande maioria dos ônibus escolares do programa federal Caminho da Escola, há quase dois anos está recolhida na garagem, sem serem utilizados.

O vereador questionou a relação da empresa com o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado, e mostrou fotos de um dos ônibus, usado no transporte escolar do município, transportando militantes do PC do B para a caminhada em Ilhéus, do candidato a deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), em conjunto com a chapa majoritária ao Governo do Estado.

Lukas Paiva também denunciou a situação precária desses ônibus da empresa Terra Nova, com muitos veículos faltando lanterna, para-choques, além de mostrar fotos de ônibus totalmente irregulares, inadequados para transportar os estudantes. Segundo o vereador, as duas denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público ainda essa semana, com várias provas das irregularidades devidamente anexadas.