Programa Saúde na Escola tem encerramento nas ruas

Escola Rotary foi uma das que se mobilizaram
Ascom

Em Canavieiras, as ações da 'Semana de Saúde na Escola', evento anual que acontece em todo Brasil faz a conscientização de alunos e professores em relação a temáticas ligadas à saúde, foram encerradas nesta sexta-feira (11), na escola Rotary Clube. Este ano o tema escolhido foi a “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti”.

A semana é uma meta do Ministério da Saúde e teve início oficialmente no dia 7 de março, mas no município as atividades já estavam sendo realizadas. “A semana serve para intensificar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Desde outubro passado, o PSE trabalha nesse sentido. Lançamos o projeto Cuidar do corpo, cuidar do outro, que envolve a atenção básica com suas equipes de unidades de saúde, os agentes de endemias, a Vigilância Sanitária e as escolas do nosso município, para fins educativos e preventivos”, explicou a secretária da Saúde, Roberta Barros.

Na Escola Rotary Clube, o dia começou com uma palestra da enfermeira Ianna Ramos, da Unidade de Saúde Dr. Edmundo Lopes de Castro. Em seguida, os  agentes de Combate a Endemias (ACE) exibiram vídeos educativos, criaram ambientes simuladores e deram orientações. No final, foi organizada uma oficina para ensinar os alunos como confeccionar uma mosquitérica.

E a ação do Ministério da Saúde já tem reflexos positivos na rotina dos envolvidos. Segundo a diretora do Rotary Clube, Maria Zilva, os alunos vêm fazendo o papel de agentes de combate a endemias. “Eles trabalharam como verdadeiros agentes fiscalizadores, repassando as informações que aprenderam nas salas de aula para seus familiares e já foram instruídos a cobrar quando perceberem atitudes erradas dentro de casa ou na vizinhança” destacou.

As escolas municipais receberam as atividades da Semana da Saúde na Escola de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde: Escola Comunitária São Boaventura, Frei Sampaio e Regina Célia (Poxim); Frederico Minervino e Noécia Vidal (8/3); Isbela Freire  e Benício Machado (9/3); Lions Clube e Regina Célia (10/3) e Rotary Clube (11/3).

Em paralelo às atividades da Semana da Saúde na Escola, os alunos da Escola Rotary Clube vêm desenvolvendo uma série de atividades a partir da temática de controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Em paralelo, o projeto “Eu posso ajudar a combater o Mosquito Aedes Aegypti!” teve início na segunda-feira (7) e envolveu diversas ações, como exibição de vídeos, confecção de máscaras, exibição de vídeos, e criação de textos informativos”. A culminância foi nesta quinta-feira (10) com uma caminhada pela comunidade com a participação dos agentes de saúde, educadores físicos, monitores de recreação, professores, funcionários e alunos da Unidade Escolar.