Biofábrica inicia ciclo de palestras ´Cacau e Chocolate´ em Santa Luzia

Bom público em Santa Luzia
Ascom/Mariana Ferreira

Em comemoração aos 20 anos da Biofábrica de Cacau nesse ano de 2019, a instituição começou no sábado (23) a realização do ciclo de palestras "Cacau e Chocolate" por diversas cidades baianas. A primeira edição aconteceu no município de Santa Luzia, sul da Bahia: Cacau e Chocolate na Terra da Amizade.

Com as expectativas superadas em 100%, o evento reuniu cerca de 70 agricultores familiares e produtores rurais na Câmara Municipal de Santa Luzia. O público teve acesso a palestras sobre a importância da identificação geográfica para a cacauicultura, com Cristiano Santana, sobre o papel da Biofábrica de Cacau, com o diretor Lanns Almeida, e sanidade e certificação de mudas de cacau, com Kaleandra Sena.

"Estamos comemorando 20 anos da Biofábrica esse ano e, além das Feiras de Mudas, temos em nosso calendário os ciclos de palestras "Cacau e Chocolate". Essa é uma ação voltada ao fortalecimento da cultura cacaueira, multiplicando conhecimentos, compartilhando informações e fomentando o desenvolvimento da Bahia. Para isso, contamos com o apoio do governo do estado, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado, da prefeitura de Santa Luzia, dos vereadores, do Cima [Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica], Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Instituto Ecobahia", destacou o diretor da Biofábrica, Lanns Almeida.

"As ações da Biofábrica sempre nos trazem boas perspectivas para a cacauicultura. Nossos agricultores e produtores de Santa Luzia têm acesso a informações importantes para seu desenvolvimento e ficamos muito felizes e gratos por essa parceria com a prefeitura de Santa Luzia", avaliou o prefeito e presidente do Cima, Antônio Guilherme dos Santos.