70 por cento das Instituições de Ensino Superior estão com Ãndice acima de 3
Os indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC) apontaram que mais de 70% das Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia estão com índice acima de três pontos. Segundo o Presidente da ABAMES - Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior, Professor Carlos Joel Pereira, este avanço se deu em decorrência das mudanças empreendidas pelas instituições no intuito de alinhar seus procedimentos às normatizações do Ministério.
“A ABAMES tem realizado nos últimos doze meses uma série de seminários para divulgar os novos padrões que surpreenderam as faculdades. Foi necessário algum tempo para que as faculdades conseguissem de adequar aos novos modelos”, comentou.
De acordo com ele, a Associação forneceu suporte técnico para as instituições da Bahia e promoveu encontros para discutir mudanças. Os indicadores de qualidade do MEC das instituições vão de 1 a 5 e são constituídos a partir do IGC. Esse índice visa realizar a eficiência de todos os cursos de graduação e pós-graduação e baseia-se no CPC, índice composto a partir da nota da instituição no Enade e na titulação dos professores.
Ao longo desse processo, houve um aprimoramento do corpo docente. “Foi ampliada a carga horária de professores mais titulados e adotado um modelo para que os professores se dediquem mais ao meio acadêmico”, diz o presidente. Ele acredita que esse conjunto de fatores contribui para ampliar os indicadores de qualidade do Ministério da Educação na maioria das instituições da Bahia.