Bahia já registrou este ano 73.269 casos de dengue; 10 morreram

Ações nas cidades perderam para o mosquito
Arquivo JBO

 

Para envolver a população no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e 23 municípios baianos, desenvolve o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia.

Nesta segunda-feira (22), com o propósito de marcar o empenho da população envolvida, gestores dos 23 municípios foram homenageados em uma solenidade no auditório da Flem, em Salvador.

Segundo o secretário Jorge Solla, no início, o projeto teve a adesão de 10 municípios. A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Alcina Andrade, explicou que “o grande ganho da ação é fazer as pessoas terem a consciência de que também são peças chaves para diminuir os focos da dengue”.

Durante o evento, ela apresentou um balanço sobre a situação da dengue na Bahia, que até esta segunda tinha notificados 73.269 casos da doença, número 13,55% maior que o mesmo período de 2012. Foram registrados 10 óbitos por conta da dengue. 

Ela alertou quanto à necessidade de se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor. “Os focos estão em sua maioria domiciliados, chegando até a 90%. Então, cada um deve estar atento para eliminar locais onde os mosquitos possam se proliferar como vasos de planta com água e reservatórios de água mal tampados.

 

Municípios participantes

 

Alagoinhas

Bom Jesus da Lapa

Camaçari

Conceição do Coité

Eunápolis

Feira de Santana

Guanambi

Ilhéus

Itaberaba

Itabuna

Jacobina

Jequié

Lauro de Freitas

Paulo Afonso

Porto Seguro

Salvador

Senhor do Bonfim

Serrinha

Simões Filho

Teixeira de Freitas

Valença

Vitória da Conquista

Santa Maria da Vitória