UESC prepara ação para garantir autonomia didático-pedagógica e acadêmica
A reitora Adélia Pinheiro criou este mês (Portaria nº 465 de 04/04/2013) a comissão de professores e técnico-administrativos que irá preparar o processo de Recredenciamento da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).
A comissão é formada pelos professores Evandro Sena Freire (presidente), Joelma Batista Tebaldi (vice-presidente), Ronan Xavier Corrêa, Marcelo Inácio Ferreira Ferraz, Ana Maria Souza Santos Moreau e Adeum Hilário Sauer e as servidoras técnico-administrativas Geysa Angélica Andrade Rocha e Suzie Farias de Oliveira.
O credenciamento e recredenciamento têm validade de oito anos e são atos que asseguram a autonomia didático-pedagógica e acadêmica da Universidade, assim como o seu padrão de qualidade. No caso da UESC, o seu credenciamento se deu pelo Decreto Estadual nº 7.633 de 16/07/1999, com base em Parecer do CEE. Oito anos depois, ocorreu o primeiro recredenciamento (Dec. Estadual nº 9.966 de 04/04/2006) apoiado em Parecer do CEE de igual período.
O professor Evandro Sena recorda que "o processo de recredenciamento, há oito anos, gerou 20 volumes de documentos e nove meses de trabalho intenso da comissão (novembro de 2004 a julho de 2005)." A comissão com atividades permanentes realiza reuniões ordinárias a cada quinze dias.