Encontro Baiano dos povos da Cabruca debate desenvolvimento sustentável regional

 

Será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, no auditório Jorge Amado, na UESC, o I Encontro Baiano dos Povos da Cabruca. O evento abrigará o I Encontro Baiano de Sistemas Agrossilviculturais, a Cúpula Técnica dos Povos (Encontro de saberes da Agricultura Familiar com a Ciência), uma Feira da Agricultura Familiar e de Artesãos, exposições e espaços para negócios.

O evento é uma realização da CEPLAC, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Empresa Junior de Agropecuária (EJA) e o Centro de Desenvolvimento Ambiental e Cidadania (CDAC), e tem o objetivo de debater propositivamente o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento regional em bases sustentáveis, congregando as comunidades científicas, técnicas, acadêmicas e agrícola, tendo os sistemas agrossilviculturais (agroflorestais) como instrumento de conservação produtiva.

Um dos destaques da programação fica por conta da palestra sobre “Inclusão Social e Conservação Produtiva”, que será proferida pelo pesquisador da CEPLAC Dan Érico Lobão, logo após a solenidade de abertura do evento, que terá inicio as 9 horas da segunda-feira (26).

Relatos de experiências da agricultura familiar sobre a temática fazem parte da programação, que prevê também visitas técnicas em áreas onde a CEPLAC desenvolve projetos do Sistema Cabruca, e ainda a realização de mesa-redonda, mini-cursos, exposição fotográfica e stand da CEPLAC.

Além de subsidiar políticas públicas voltadas ao combate da pobreza e à promoção da sustentabilidade, o Encontro, segundo os organizadores, será também um forte instrumento para difundir o IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, que será realizado em outubro de 2013, em Ilhéus.