Pinheiro comemora ações do PAC 2 na Bahia e destaca obras da Fiol
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) avaliou positivamente o andamento das obras do PAC 2 na Bahia, nesta segunda-feira (19), logo após o anúncio do 5º balanço do programa, realizado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Entre as grandes obras listadas, destaque para aquelas realizadas no estado da Bahia, a exemplo da Adutora do Algodão, na região de Guanambi, onde a presidenta Dilma Rousseff esteve em novembro.
A adutora já está funcionando e beneficiando diversos municípios, mas vai ganhar inclusive uma segunda etapa, para ampliar a oferta de água na região. Também será entregue até dezembro, a Adutora do Feijão, na região de Irecê, beneficiando mais de 350 mil pessoas, avaliou o senador Walter Pinheiro.
A ministra Miriam destacou ainda a ampliação da malha rodoviária baiana e a implantação da ferrovia de Integração Oeste-leste, no trecho localizado entre Ilhéus e Caetité, com 11% das obras realizadas. Os parques eólicos baianos, a Via Expressa de Salvador, interferências no Porto de Salvador e ações de esgotamento sanitário também foram citados no balanço.
As ações concluídas do PAC 2 até setembro de 2012 correspondem a 38,5% daquelas previstas para o período 2011-2014. O valor total de obras finalizadas atingiu R$ 272,7 bilhões. Esse resultado é 82% superior ao mesmo período do ano passado, quando o volume de obras concluídas era de R$ 80,2 bilhões.