Bahia
Pataxó e Tupinambá interditam Br-101, no Parque Nacional do Monte Pascoal
Cerca de 800 indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia fecharam agora pela manha a BR 101, no extremo sul da Bahia, na altura do km 757, na entrada do Parque Nacional do Monte Pascoal, a cerca de 710 km de Salvador. A ação esta sendo organizada pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e pela Federação das Nações Indígenas Pataxó e Tupinambá do sul da Bahia (Finpat) e faz parte das atividades em defesa da constituição Federal e pela garantia dos direitos indígenas, convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Portando faixas e realizando rituais os indígenas reivindicam que seus direitos sejam respeitados e não admitem que os ataques desferidos pela bancada ruralista no Congresso Nacional continuem avançando. Os índios exigem a imediata paralisação e arquivamento das PECs 215/00, 038/99, PLP 227/12, e a Portaria 303/AGU, entre os muitos instrumentos de ataques aos seus direitos.
A coordenação do evento leu uma nota na abertura das atividades onde expressam os sentimentos dos indígenas presentes. Uma das lideranças presentes foi enfática em afirmar que eles estão ali para exigir que o governo respeite e garantam seus direitos, e afirmou: "não somos invasores, lutamos pelos nossos direitos". A organização de evento, esperam a chegada de mais indígenas ainda hoje ao local da manifestação.