Mulher com 31 anos e homem com 102, formam extremos de mortes por Covid
Uma mulher, com 31 anos, e um homem com 102, compõem os dois extremos do perfil de pessoas mortas em Ilhéus, vítimas da Covid-19, aponta um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, considerando os índices de mortalidade até o dia 05 de julho, com 91 óbitos registrados até então. O levantamento também aponta que 54% dos mortos eram do sexo masculino.
Em relação às comorbidades, a maioria está associada à doença cardiovascular, que alcança os maiores índices, estando presente em 29 dos casos de óbitos. Em seguida, aparece o grupo que apresenta diabetes mellitus em um total de 15 casos. A HAS e doenças respiratórias(DPOC, pneumopatia crônica), estão presentes em 11 e 9 casos, respectivamente, seguidos do grupo de outras comorbidades, a exemplo de doença hematológica, hepática, neurológica, etilismo e imunossupressão. Do total, apenas oito pacientes não apresentavam comorbidades.
De acordo com a Secretaria de Saúde, é possível verificar que os casos de óbitos na cidade de Ilhéus seguem o comportamento que define a faixa etária e ou fatores definidos de risco pré-existentes enquanto grupo de maior predisposição para o desenvolvimento de formas graves da Covid-19.