Adolescentes de abrigo fazem teste de DST

Testes e palestras preventivas
Secom

Os adolescentes do Abrigo Institucional Masculino de Pequeno Porte de Ilhéus, programa assistencial vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), receberam, na última semana, a visita de agentes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizaram palestras tratando sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, formas de contágio e testes rápidos.

De acordo com a coordenação do abrigo, os adolescentes obtiveram esclarecimentos sobre as inúmeras doenças que podem ser passadas através do ato sexual desprotegido, bem como sua prevenção e tratamento. Houve distribuição de preservativos, realização de entrevistas e testes rápidos. Na última segunda-feira, dia 21, os adolescentes foram atendidos por clínico geral na instituição.

De acordo com Jamil Ocké, secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, “essas ações de parceria ajudam de maneira efetiva na continuidade do serviço”.  O serviço está em funcionamento desde novembro de 2013 e proporciona aos jovens abrigados acesso à educação, acompanhamento psicosocial, atividades esportivas e cursos profissionalizantes e seis refeições diárias.

Abrigo - Localizada na Avenida Proclamação, n° 930 - fundo, no bairro Savóia, a instituição conta com equipe multidisciplinar completa, formada por psicólogo, assistente social, monitores sociais, cuidadores e coordenação. A equipe atende atualmente 11 adolescentes. Os garotos são encaminhados à residência através da Vara da Infância, após verificadas situações como problemas familiares, vulnerabilidade social, entre outros e podem ficar até completar a maior idade ou ser conduzidos a local seguro para moradia.