Estudantes americanos realizam Mutirão da Coluna em Ilhéus

Atendimento coletivo
Ascom

Pelo sexto ano consecutivo, Ilhéus recebe estudantes de quiropraxia da faculdade Palmer Of College Chiropracti de Davenport, Iowa, Estados Unidos. O grupo permanecerá na cidade no período de 21 a 25 de outubro, oferecendo tratamento quiroprático aos ilheenses. As atividades, que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Departamento de Esportes, vão ocorrer no Estádio Mário Pessoa, entre as 8 e 16 horas.

A quiropraxia contribui para conservar o sistema neuro musculoesquelético, sem uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. O tratamento é indicado para dores na coluna, hérnia de disco, dores no pescoço, dor e tensão muscular, problemas nas articulações e Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Os atendimentos serão realizados por 20 graduandos que integram o Clinic Abroad Program – um projeto da faculdade que consiste em promover no exterior uma educação clínica em curto prazo para os estudantes. A equipe vem acompanhada de professores e médicos especializados na área.

A receptividade e a necessidade de tratamento quiroprático que necessita a população ilheense é um estímulo para que os estudantes americanos coloquem em prática todo o conhecimento que adquiriram na faculdade.

No Brasil – Apesar de ter surgido no Brasil na década de 1920 e ter sido instituída nas décadas de 1980 e 1990, a quiropraxia ainda não é reconhecida no país como uma área da saúde, mas é regulamentada como uma especialidade da fisioterapia. Existem duas faculdades no sul do país especializadas na área e o curso já é reconhecido pelo Ministério da Educação. A quiropraxia tem base científica, e  é recomendada como tratamento eficiente, inclusive atestado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).