Dengue diminui em Itabuna, mas Saúde alerta para mudança da estação

Cidade mapeada e expectativa para mudança de estação
Ascom

 

Itabuna registrou apenas 13 casos de dengue no mês de setembro. Este número representa 68% menos casos que o mês passado e uma redução de 82,5% em relação ao mesmo período de 2012. A queda na quantidade de casos de dengue no município vem se registrando desde o início do ano, a partir de modificações implementadas no controle e combate da doença pela Secretaria da Saúde, na atual administração.

O coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, destaca que os números são positivos especialmente porque não foram registradas mortes causadas pela dengue em 2013. No entanto, ele alerta para a chegada da estação de altas temperaturas. A orientação da Secretaria da Saúde é que a população mantenha os cuidados em sua residência, limpando os quintais, cobrindo reservatórios e evitando manter recipientes com água acumulada, por exemplo.

A meta é continuar com o padrão de atendimento que vem garantindo o controle da doença, mas o alerta é importante. O cuidado é necessário, pois ainda existe a possibilidade do surgimento de um novo tipo de vírus, como aconteceu em 2009, ano em que houve uma epidemia, com 14.933 registros da doença. A Prefeitura vai continuar fazendo a parte que lhe cabe, mas para manter os níveis de queda no número de casos de dengue e afastar o risco de um novo surto a participação da população é fundamental.

 “A máxima é não deixar aparecer cabeça de prego nos reservatórios. Esse é o grande segredo para que não tenhamos surto de dengue” alertou Renato. Esse controle será mantido pelo trabalho do agente de endemias e da população, “vamos trabalhar de mãos dadas” pediu. O coordenador de combate às Endemias lembra que os agentes precisam ter acesso às residências e os moradores devem tirar todas as dúvidas durante a visita.