´Formando Constelações´ chega a mais escolas de Itabuna

Mais duas escolas atendidas pelo programa
Ascom

 

A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna concluiu esta semana o processo de ampliação do Programa Formando Constelações (PFC) com a apresentação da proposta de Educação Integrada – Didática, Humana e Religiosa - aos educadores e gestores da Escola Ação e Cidadania e da Creche-Escola Elzio Pinho de Magalhães. A partir desta apresentação, a SEC criará bases para a implantação do programa nestas unidades.

O encontro de apresentação do PFC aconteceu na Escola Ação e Cidadania, no bairro da Bananeira, entre as 15 às 17 horas. Desenvolvido há 10 anos na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, por meio de Encontros de Orientação para Vida, o Formando Constelações tem ajudado a SEC a implementar um modelo de educação formadora de caráter e de fomento à uma cultura de paz a partir da escola, focado no diálogo entre as diferentes culturas, religiões e saberes.           

Segundo a coordenadora geral do Formando Constelações, professora Erenita Cristina Araújo, durante o encontro são abordados o histórico, os objetivos, as características e o passo a passo da metodologia aplicada ao programa. “Este contato com os educadores tem o intuito de esclarecermos dúvidas e ajudar a tornar a prática educativa mais consciente e eficaz, tendo em vista a promover e fundamentar a Educação Integrada em atendimento ao cumprimento das Leis que regem a educação brasileira”, argumenta.

Cristina lembra queo Programa Formando Constelações atualmente já funciona em 108 das 110 unidades educacionais da Rede Municipal de Itabuna. Ela ressalta ainda que a inserção do PFC como uma das ações prioritárias do Programa Cidade de Paz, implementado pelo governo municipal a partir deste ano, foi decisivo para que a proposta de Educação Integrada chegasse a todas as escolas.