Educadores participam de encontro do Formando Constelações

Missão é formar multiplicadores na arte de educar com qualidade
Ascom

 

Professores das 110 escolas da Rede Pública Municipal de Itabuna participam na quinta-feira, 2 de maio, do Encontro de Formação Continuada do Programa Formando  Constelações (PFC). A partir da temática "Educar para a Paz com a Prática dos Valores Humanos”, os docentes desenvolveram estudos e reflexões focados nos fundamentos e na metodologia da Educação Integrada – Didática, Humana e Religiosa.

O Encontro acontecerá na Ação Fraternal de Itabuna (AFI) nos turnos matutino e vespertino e será conduzido pela Equipe do PFC, juntamente com a Assessoria de Formação Continuada da Secretaria da Educação (SEC).  O Formando Constelações foi ampliado para todas as escolas da Rede Municipal no início deste mês e introduzido como uma das ações do Programa Cidade de Paz, que começa a ser implementado pelo governo itabunense com a finalidade de promover a cultura da paz, estabelecendo princípios, diretrizes e propostas de prevenção primária à violência no município.

Os encontros de formação do PFC estão previstos para acontecer mensalmente, sempre com a participação do professor-articulador do programa nas escolas. O objetivo geral é formar multiplicadores para que eles possam subsidiar o planejamento e as atividades desenvolvidas na unidade escolar as quais pertencem.

Segundo a coordenadora geral do Formando Constelações, Erenita Cristina Araújo, com os conhecimentos adquiridos e/ou ampliados nos encontros, os educadores poderão ministrar reuniões, formações, a fim de repassar e difundir o aprendizado nas escolas, nas famílias e na comunidade. “Através do PFC queremos construir uma cultura de paz, especialmente no ambiente escolar e, consequentemente, na família e na comunidade”, frisou Cristina.

Criado há 10 anos, o Programa Formando Constelações tem como objetivo principal despertar na vida do educando, os valores morais e espirituais orientados na busca de uma relação transcendental e humano-fraterna. Antes de ser ampliado, o PFC acontecia em 62 escolas municipais, nos Sítios de Integração da Fundação Marimbeta e no Conjunto Penal de Itabuna, através dos Encontros de orientação para Vida.