Saúde de Ilhéus realiza ações em comemoração ao Dia Mundial da Hepatite

 

No dia 28 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial da Hepatite. A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Em Ilhéus, a data será lembrada pela Secretaria da Saúde com diversas ações que visam o combate e a prevenção dessa doença. Nesta sexta-feira (27), será montado um estande de apoio que funcionará durante todo o dia, das 9 às 17 horas, na praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio de Paranaguá.

 

O objetivo é chamar a atenção da população para as formas de transmissão da hepatite, ampliando o acesso à informação e estimulando a vacinação, principalmente entre os jovens e grupos considerados vulneráveis. Neste dia, será oferecido serviço de teste rápido para detecção de hepatites B e C para público em geral, aconselhamento e encaminhamento de pacientes e distribuição de material informativo. Como prevenção para a Hepatite B o estande oferecerá vacinação gratuita. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina só poderá ser administrada em crianças a partir de um ano e em jovens com até 24 anos de idade.

 

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. As hepatites A, B, C, D e E são virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B. Esse grupo é exposto a complicações como a cirrose e o câncer de fígado, que acabam gerando a necessidade de um transplante. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de portadores crônicos de hepatite B.

 

Os casos crônicos geralmente são assintomáticos e as manifestações surgem quando a doença já se encontra em estágio avançado. Alguns dos principais sintomas apresentados são o cansaço ou a fadiga, febre, dor abdominal, dores de cabeça ou no corpo e icterícia (coloração amarelada nos olhos e na pele). As hepatites A e E geralmente são transmitidas através de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto).