Salvador receberá Centro Integrado de Controle e Comando durante a Copa do Mundo
Após o governo federal, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), anunciar o investimento de R$1,7 bilhão para a segurança na Copa do Mundo da FIFA, a cidade de Salvador recebeu, nesta quarta-feira (4), uma equipe do órgão e representantes do Comitê Olímpico Local (COL) para pensar as estratégias de segurança para Salvador durante o Mundial de 2014. O encontro com as duas instituições aconteceu durante a manhã, no Palácio Thomé de Souza.
O principal assunto discutido foi a construção do Centro Integrado de Controle de Comando (CICC), local que terá papel estratégico para as ações de segurança na cidade, com a convergência do trabalho das diferentes forças de âmbito municipal, estadual e federal, tendo como aliada a tecnologia. Em Salvador, serão integradas ao sistema as 33 câmeras do Centro de Videomonitoramento da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel).
O CICC de Salvador será instalado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e atuará em rede com a central de segurança da Arena Fonte Nova, com os centros regionais e com o núcleo nacional, que estará localizado em Brasília. O governo federal prevê que a abertura do edital para licitação seja divulgado em agosto.
Os órgãos da Prefeitura que participarão ativamente do projeto são a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Cogel.
Em seguida, foi a vez de a Prefeitura receber o gerente de planejamento e projetos de segurança do COL, Pedro Miranda, que discutiu sobre segurança privada no Mundial de 2014 e sobre as estruturas temporárias que serão instaladas no estádio. Às 11h, a equipe do COL se reuniu com representantes da Arena Fonte Nova.
A comitiva da Sesge permanecerá em Salvador até a próxima sexta-feira (6) e se reunirá com os órgãos relacionados à segurança municipal e estadual. Nesta quinta-feira, a partir das 8h, está agendada uma reunião na Central de Videomonitoramento da Cogel. O fortalecimento das ações de segurança ficará como um legado para a população, pois a tecnologia adquirida ficará à disposição das forças de seguranças da Bahia e de Salvador após a realização da Copa do Mundo.