´Posse´ no Núcleo Regional de Educação é desautorizada por secretário

Ligação constrangedora durante "solenidade"
Reprodução/Pimenta

A nomenclatura é nova. Deixou de ser Direc e tornou-se Núcleo Regional de Educação. Mas a disputas internas são antigas. Ao ponto de "um entregar o outro" até mesmo quando o "outro" se acha devidamente apto para a posse. O fato aconteceu em Itabuna. Com sua nomeação publicada no Diário Oficial desta quinta, a professora Solange Souza se apressou em assumir o cargo. A solenidade de transição, entre os próprios colegas, teria ocorrido ainda ontem. Quer dizer: o ato ficou pela metade.

Durante a "posse", Solange Souza - considerada uma técnica competente mas sem experiência alguma no exercício da política - recebeu uma ligação do secretário Osvaldo Barreto, desautorizando o ato. O clima, segundo fontes, causou um grande mal estar na ex-Direc. Barreto determinou que ela suspendesse o ato de posse e aguardasse as novas orientações e a cerimônia de troca de comando do núcleo regional. “Ah, isso aqui não vale nada?”, teria sido a reação de Solange, conforme pessoas que presenciaram a cena, narrada em publicação feita pelo co-irmão Pimenta (leia aqui).

O ato da nova diretora ainda deve render. Indicada pelo secretário de Assuntos Institucionais, Josias Gomes, e pelo deputado estadual Rosemberg Pinto, Solange Souza ainda não tem dada "oficial" para assumir as novas funções. Segundo relato de pessoas que presenciaram a cena, tudo teria ocorrido depois que um outro integrante do órgão, que gostaria de ter visto o seu nome indicado, perceber que a nova coordenadora não havia comunicado a solenidade aos superiores, em Salvador. Uma ligação do ciumento, contando o que se passava na sala, teria causado a reação do secretário estadual de Educação.