Letramento e escrita serão foco do Mais Educação em Itabuna

Dinalva Melo
Ascom

 

A ampliação do número de escolas beneficiadas com as ações do Programa Mais Educação em Itabuna está motivando a Secretaria Municipal da Educação (SEC) a estabelecer novos mecanismos para dinamizar as atividades optativas, com foco diferenciado na melhoria das competências de leitura e escrita para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Na Rede Municipal de Ensino, 32 escolas estão habilitadas junto ao Ministério da Educação (MEC) para oferecer a jornada ampliada do Mais Educação, cuja proposta é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de oficinas optativas com acompanhamento pedagógico nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

De acordo com a secretária da Educação, Dinlava Melo do Nascimento, a pretensão da SEC é inserir a proposta de Arte-Educação como vetor de articulação do Programa Mais Educação. Ela explica que inicialmente 03 escolas irão desenvolver um projeto piloto, com o compromisso de utilizar parte dos recursos em oficinas focadas na melhoria da capacidade de escrita e letramento.

“Não iremos propor nenhuma mudança de concepção original do programa, pelo contrário, queremos que a escola tenha um olhar diferenciado para o principal foco do Mais Educação, que é a melhoria das competências de leitura e escrita para os alunos assistidos”, disse Dinalva. Ela ressalta que, além do professor-articulador selecionado pelas escolas, a SEC irá oferecer assessoria pedagógica para que haja uma maior e melhor interlocução entre a escola e a Secretaria.

Dificuldades - A secretária da Educação observa que a ampliação do número de escolas no Programa Mais Educação vai exigir da Prefeitura de Itabuna a contratação de servidores temporários para atuar nas escolas, dando suporte ao funcionamento das oficinas, já que tais atividades funcionam no turno oposto ao de aula para os alunos. Neste sentido, ressalta Dinalva, a suspensão do processo seletivo iniciado pelo governo municipal irá dificultar o desenvolvimento das atividades.

Outro problema enfrentado pelas escolas que atuam com o Mais Educação, de acordo com a secretária, é a dificuldade de estabelecer parcerias com a comunidade, principalmente na concessão de espaços para a realização das oficinas. “Muitos ainda não compreendem a proposta do programa. Porém, estaremos estabelecendo diálogos com potenciais parceiros para que haja uma mudança neste sentido”, afirmou.