Com cidade suja, empresa fala da importância da comunidade na coleta de lixo

 

A empresa Solar Ambiental, que realiza o serviço de coleta domiciliar em Ilhéus, está fazendo uma campanha de esclarecimento com o objetivo de mostrar que os serviços de recolhimento do lixo estão sendo executados diariamente e conclamando a comunidade ilheense para que colabore com a limpeza da cidade. E uma das formas de garantir a cidade limpa, conforme explica a direção da empresa, é colocando o lixo nas ruas somente nos horários determinados de coletas em cada bairro, evitando que o resíduo fique exposto a ação do tempo, de animais e de vândalos.

 

A Solar Ambiental informa que está realizando a coleta regularmente em dois turnos, das 6h30min às 15 horas e das 15h30min às 23 horas, de segunda a sábado. Aos domingos e feriados a empresa também mantém caminhões em áreas especiais para manter a limpeza, com nas feiras do Malhado e da Urbis, e em vias principais, como o centro, zona sul e zona norte. Além disso, a empresa disponibilizou uma equipe para a ação voluntária de varrição do centro de Ilhéus, das principais vias e pontos turísticos durante esse período de paralisação dos servidores municipais.

 

Mas apesar de todo esforço, a Solar Ambiental garante que a cidade só vai ficar limpa se contar com a participação da comunidade, colaborando com a coleta de lixo. Por esse motivo é que a empresa está conclamando as associações de moradores, a sociedade civil organizada, o segmento empresarial, a imprensa e a comunidade de um modo geral para que façam a sua parte para garantir a cidade limpa, principalmente nesse período de festas, quando aumenta o fluxo de turistas na cidade e também há um volume maior de lixo.

 

E uma das formas de colaborar é colocando o lixo somente nos horários certos de coleta. Também é preciso que a comunidade tenha cuidado com o acondicionamento do seu lixo, não jogando os resíduos no chão e nem deixe espalhado pelas ruas e calçadas. Outra recomendação é que a comunidade conheça os pontos de coleta e depositem seus lixos nas caixas coletoras. A Solar Ambiental recomenda ainda que os entulhos devem ser acondicionados em caixas coletoras especiais e coletados por outro mecanismo, não devendo ser misturado ao lixo domiciliar.