Palestras e apresentações marcam evento sobre inclusão nas escolas
Dezenas de estudantes, pais e professores da rede municipal participaram na tarde da última terça-feira (25) de encontro no Teatro Municipal de Ilhéus que teve como foco de discussão o processo de inclusão nas escolas. Com o tema “É possível inclusão na educação infantil?”, o evento teve em sua programação apresentação cultural com alunos da escola Pinóquio. O tema central foi apresentado pela psicopedagoga Edla Soares e, em seguida, a diretora do Centro de Referência de Inclusão Escolar (Crie), Lucília Lopes fez relatos e apresentação da entidade.
Representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também estiveram presentes e participaram de diálogo sobre inclusão voltado para gestores, orientadores, supervisores e professores. De acordo com a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, a política de inclusão escolar vem se consolidando e o governo municipal tem condicionado não só o aperfeiçoamento dos professores, assim como a promoção de um maior entrosamento com os pais, por meio de eventos como esses, além de investir na implantação de novas salas multifuncionais.
O Crie é um centro de referência que desde 2001 dá suporte aos alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. Sua equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. O Crie está localizado na Av. Itabuna, nº 1956 e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231 – 5909.