Abandonado, prédio histórico não corre risco de desabamento, garantem técnicos

 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, inspecionou esta semana as obras de reforma do prédio onde funcionam a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho e o Arquivo Público Municipal. Durante a visita, no prédio em que funcionou por muitos anos e o Grupo Escolar General Osório, o prefeito foi informado pelos técnicos do município que o imóvel não corre mais o risco de desabar, pois as infiltrações estão sendo corrigidas e sua estrutura permanece intacta.

 

Durante a visita, que também contou com a participação dos secretários da Infraestrutura, Angelito Dias Filho; e da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia; o engenheiro Hermano Fahning informou sobre o andamento dos serviços de restauração. Segundo ele, a maior causa das infiltrações teria origem no vazamento das águas da chuva pelo telhado (de 415 metros quadrados), que está sendo totalmente recomposto.

 

Outros serviços importantes para a recuperação do prédio também estão sendo executados, a exemplo do tratamento aplicado nas fissuras nas colunas e rachaduras nas paredes, através do preenchimento com concreto e massa de cimento; cobertura e/ou troca da armadura (ferragens); troca de peça de madeira, dentre outros serviços. “Como o vigamento do prédio foi feito com trilhos utilizados em estrada de ferro, o trabalho de recuperação estrutural não causou tantos obstáculos”, explicou o engenheiro Hermano.

 

A reforma da primeira etapa do prédio foi iniciada em maio deste ano pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, e consistiu na limpeza geral do local, com retirada de lixo e entulhos e na detecção das áreas que terão sua estrutura física reparada. Em seguida, começou a recuperação do telhado, reforço das colunas de sustentação. Logo após essa etapa, serão feitos os reparos no sistema elétrico e hidráulico, recuperação de portas e janelas, troca de portões, pintura interna e externa dentre outros serviços.

 

A obra, que vem sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Ilhéus, necessita do apoio do Governo do Estado, tanto na parte de pessoal especializado para a restauração, como de recursos financeiros. “Estamos tocando a obra com dificuldades, pois, além de termos carência de pessoal qualificado, sofremos com a escassez de recursos orçamentários e financeiros para realizar uma reforma adequada para este importante prédio”, ressalta o prefeito Newton Lima.

 

Importância histórica – Inaugurado em 31 de dezembro de 1915, foi o prédio foi a primeira escola pública municipal, se constituindo, portanto, num prédio de relevância para o patrimônio histórico do município. Sua construção retrata a arquitetura e estilo da Belle Époque francesa. “A recuperação do prédio depende de uma grande soma de recursos, além do trabalho de técnicos especializados nesse tipo de restauração, o que estamos ainda aguardando”, diz o prefeito, numa referência à promessa feita pelo governador Jaques Wagner em enviar os técnicos o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

 

A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho possui cadastrados cerca de 35 mil títulos, incluindo neste acervo uma quantidade significativa de obras raras da literatura brasileira. Só em Braile, o acervo é composto de pelo menos seis mil exemplares. Cerca de 600 estudantes passavam mensalmente pelo espaço, que atende para pesquisa, além de estudantes secundaristas, muitos universitários da região que estudam no eixo Ilhéus-Itabuna.