SAS Itinerante chega a Roça do Povo nesta sexta
As famílias de pequenos produtores que moram no projeto agrícola Roça do Povo vão receber na próxima sexta-feira um dos mais importantes projetos de inclusão social desenvolvidos pela Prefeitura de Itabuna, o “SAS Itinerante mais perto de você”. O programa foi criado pela Secretaria da Assistência Social (SAS) com o objetivo de oferecer às pessoas que moram em áreas afastadas do centro da cidade vários tipos de serviços nas áreas de saúde e de assistência social.
O atendimento na Roça do Povo começará as 8 da manhã e até as 16 horas, com a participação de mais de 50 profissionais e técnicos da SAS liderada pelo secretário José Carlos Trindade. O público será atendido com a emissão de documentos pessoais, inscrição no Número de Identificação Social (NIS), no Projovem, atualização cadastral, bem como inclusão de novas famílias nos programas sociais do governo, a exemplo do Bolsa Família, Passe Livre e do Idoso e Beneficio de Prestação Continuada (BPC).
Além disso, as famílias mais carentes receberão cesta básica e ainda passarão por tratamento de beleza com serviços de manicure e corte de cabelo masculino e feminino prestados por professores e alunos da Escola Profissionalizante de Itabuna. Uma equipe de técnicos e enfermeiros da Secretaria da Saúde vai aferir a pressão arterial de pessoas da comunidade. As que necessitarem de cuidados especiais serão encaminhadas para atendimento especializado na rede de saúde, conforme assegura o secretário.
O programa “SAS Itinerante mais perto de você” foi lançado em setembro passado pela Prefeitura e desde então já contribuiu para minimizar muitos problemas assistenciais das famílias, a exemplo de Ferradas, Mutuns e Itamaracá, alguns dos locais onde os serviços foram prestados. A coordenadora do projeto Rita Barros informou que cerca de 1.500 pessoas já foram beneficiadas com os serviços que asseguram uma melhor qualidade de vida e de saúde às comunidades atendidas.
Já o secretário José Carlos Trindade lembra que não são apenas serviços essenciais de assistência social que são levados às famílias por meio do SAS Itinerante. Junto com a gama de serviços assistenciais, segundo ele, vão também o espírito solidário e a dedicação de equipes altamente compromissadas com a questão social e a saúde das pessoas. “Se não tiver esse amor à causa, o trabalho não faz sentido”, reforçou o titular da Assistência Social.