Cresce procura pelo cartão do SUS em Itabuna

Cartão do SUS mais procurado pelos intabunenses
Ascom

 

A Secretaria de Saúde de Itabuna cadastrou de janeiro a agosto, 4.289 novos usuários do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (CADSUS). O cartão assegura atendimento na rede pública de saúde. Além dos novos cadastrados foi realizada emissão de 2ª via, mudança de endereço e importação de usuários, que é feito quando o usuário do SUS muda de cidade e passa a morar em Itabuna. Ao comprovar seu novo endereço, a equipe do Cadsus cadastra o usuário no cadastro do município.

A maior procura pelo cartão foi em julho, quando 741 novos usuários foram cadastrados. Também em julho aconteceu o maior número de atendimentos: 1670 usuários foram atendidos. O menor índice de novos cartões  e atendimentos aconteceu em fevereiro quando somente 427 cartões foram pedidos e 984 atendimentos realizados.

Nos oito meses deste ano foram realizados 9.938 atendimentos. Os números somente começaram ser acompanhados a partir do mês de janeiro, por isso a impossibilidade de comparação em relação a 2012.  

O coordenador local do Cadsus, Paulo Ernesto Ferreira de Pinho, informou que há um acréscimo significativo no trabalho do Cadsus e destacou que “é obrigatório o uso do cartão no momento que o paciente precise de qualquer atendimento na rede da saúde”. Além disso, o número de registro do cartão é importante, pois dá um indicativo sobre o prontuário do paciente, quando atendido por diferentes médicos ou equipe de saúde de outro Município.

O Cadsus (ou Cartão SUS) deve ser feito  por todos os usuários do Sistema Único de Saúde,  inclusive por quem tem plano de saúde. Para fazer o cartão é necessário apresentar documento de identidade (RG) e comprovante de residência ou declaração de endereço fornecida pelo agente de saúde do bairro. Para menores de idade é necessária a certidão de nascimento e comprovante em nome dos pais.