Itabuna garante apoio às entidades afro que atuam na área social

Encontro para firmar parcerias
Ascom

 

Depois de conhecer de perto o trabalho assistencial desenvolvido pelo Terreiro Ilê Axé Oyá Funké, uma das entidades da cultura afro mais antigas do município, dirigida pela Yalorixá Desdémona Ferreira Dantas (Mãe Vanda), o secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade, anunciou a criação de um comitê gestor, formado por representantes de diversas secretarias municipais, dos terreiros de culto afro-brasileiro e do Movimento Negro, para a implementação de políticas públicas em parceria com as entidades afro com atuação social em Itabuna.

 

O secretário ouviu um relato sobre as ações realizadas pelo terreiro de culto afro, a exemplo da promoção de cursos profissionalizantes, oficinas de arte gratuitas e do ponto de cultura. Trindade também conheceu as dificuldades enfrentadas pelo Terreiro Ilê Axé Oyá Funké para dar continuidade aos projetos assistenciais em favor de crianças e adolescentes.

 

“O prefeito Claudevane Leite tem um olhar especial para as questões sociais. Desde o inicio ele deixou claro seu apoio a qualquer entidade que contribua para a inserção social, cultural e econômica das camadas mais necessitadas de Itabuna”, expressou José Carlos Trindade, que já visitou outras entidades que desenvolvem trabalhos assistenciais semelhantes. 

 

O secretário diz que por meio de parcerias será possível a implantação de políticas públicas que resultarão no fortalecimento das ações realizadas pelas diversas entidades que necessitam de contribuição do poder público para continuar prestando serviços sociais à comunidade.

 

O terreiro visitado pelo secretário José Carlos Trindade é dirigido por Mãe Vanda e funciona há cerca de 40 anos, no bairro São Judas Tadeu, em Itabuna. A unidade oferece gratuitamente oficinas de teatro, dança, artesanato, capoeira, informática, dança e percussão afro. As aulas são ministradas na sede da Associação de Culto Afro Itabunense (Acai) - mantenedora do terreiro e em escolas públicas da cidade.