Sema discute o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar em oficina

 

Conhecer o cenário da agricultura familiar do Estado e construir estratégias de educação ambiental é o objetivo da 1ª Oficina Estadual do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF). A atividade, que ocorre por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, é promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento marca a comemoração dos 10 anos da Sema.

 “É importante que se amplie a prática do PEAAF, que se faça políticas públicas e que, principalmente, haja integração entre os parceiros envolvidos para que possam atuar no desenvolvimento do programa”, falou na mesa de abertura, o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Segundo o diretor de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz, o Acordo de Cooperação Técnica já contemplou o encontro das Salas Verdes, das Unidades de Conservação, e agora a 1ª Oficina do PEAAF. “Além da Bahia, temos o Acordo firmado com os estados do Amapá, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Santa Catarina que será o próximo estado a assinar”

 “O país hoje tem uma política nacional de agroecologia, portanto, tem um compromisso do governo federal com o setor agrícola”, disse a secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo

De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, a agricultura familiar produz nacionalmente 70% dos alimentos. Ela emprega 12,3 milhões de pessoas, 75% da mão-de-obra no campo. Esse setor agrícola é responsável por 38% do valor bruto da produção de alimentos, o que gerou, em 2006, cerca de R$ 54 milhões.

O programa - O PEAAF é resultado de reivindicação do Grito da Terra – marcha dos trabalhadores rurais que se realiza anualmente em Brasília – promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (Contag).