Obras da 1ª etapa Projeto Orla Sul de Ilhéus estão em fase de conclusão

 

As obras de execução da primeira etapa do Projeto Orla Sul, que compreende o espaço entre o marco zero da rodovia Ilhéus/Olivença até o trevo que dá acesso ao bairro Ceplus, já foram retomadas e estão em ritmo acelerado. A previsão é de que nos próximos dias a cidade já passe a contar com um importante trecho turístico totalmente reurbanizado, dentro dos padrões de modernidade e proporcionando mais conforto e segurança para os ilheenses, comerciantes e turistas. As obras foram viabilizadas através do Programa Brasil Turismo, do Ministério do Turismo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura Municipal de Ilhéus. Nessa primeira etapa os serviços incluem recursos na ordem de R$ 4 milhões.

 

Os engenheiros da empresa MAF Projetos e Obras, responsável pelo serviço, e da Gidur da Caixa Econômica Federal de Itabuna, Alan de Lacerda e Alexandre Pinho, respectivamente, e o secretário municipal de Infraestrutura de Ilhéus, Angelito Dias, visitaram as obras esta semana e constataram o andamento dos trabalhos. O primeiro trecho do Projeto Orla Sul terá duas pistas de seis metros cada, com duas pistas de rolamento, totalizando quatro quilômetros de pavimentação. O local terá ainda ciclovia, equipamentos que garantirão a acessibilidade e uma iluminação dentro dos padrões mais modernos do mundo.

 

A Orla Sul vai receber ainda uma eficiente e moderna sinalização vertical e horizontal e será totalmente urbanizada, com canteiros e jardins e toda a extensão da nova pista, deixando o local muito mais bonito e agradável. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reafirmou que a conclusão da primeira etapa do Projeto Orla Sul é um dos compromissos de sua gestão, garantindo aos ilheenses um dos espaços mais bonitos e modernos da cidade. Somente na pavimentação serão utilizados 24 mil metros quadrados de asfalto. Já na parte de infraestrutura foram utilizados três mil metros cúbicos de aterro, para garantir o nivelamento da rua.

 

Os serviços de reurbanização da Orla Sul incluem ainda toda a drenagem pluvial. Na rua Santa Felicidade, por exemplo, já foram construídos 182 metros de galerias, medindo 1,10m x 0,70m. Essas galerias, que terão a função de escoar as águas pluviais dos dois lados da pista, porão fim definitivamente aos constantes alagamentos verificados em vários trechos durante os períodos de chuva. Esses serviços vinham sendo solicitados há muitos anos pelos moradores do bairro São Francisco e adjacências e agora acaba de ser realizado, diminuído os transtornos e deixando o local muito mais bonito.

 

 

Para o prefeito Newton Lima, além de melhorar o acesso, o Projeto Orla Sul tem essa função de deixar a cidade mais agradável, bonita para os ilheenses e turistas, além de garantir segurança para os ciclistas e os equipamentos para a acessibilidade, fazendo essa inclusão social. “Essa será a nova entrada para as praias do sul que os turistas irão conhecer no próximo verão, uma via moderna, bonita, confortável e, acima de tudo, proporcionando um visual inigualável”, comemorou o prefeito.