´Uma certa mãe coragem´ abre temporada na Tenda do Teatro Popular

´Uma certa mãe coragem´
Divulgação

O espetáculo “Uma certa mãe coragem” tem pré-estreia marcada para esta sexta-feira (5), às 19 horas, na tenda do Teatro Popular de Ilhéus, situada na Avenida Soares Lopes, para colaboradores e convidados. A peça dá início à temporada e será apresentada para o público em geral no sábado (6), no mesmo horário. A agenda de apresentações prossegue nos dias 19 e 27 deste mês e dia 8 de novembro, sempre às 19 horas.

Essa nova produção do Teatro Popular de Ilhéus conta com cenário, figurinos e adereços produzidos por Shicó do Mamulengo. A confecção das roupas utilizadas em cena ficou por conta dos alunos do curso de Figurino e Adereços do Teatro Popular. “Uma certa mãe coragem” tem texto de Paulo Atto, produtor cultural e ex-secretário de Cultura, com direção de Romualdo Lisboa, e inspiração na obra “Mãe Coragem e seus filhos”, de Bertholt Brecht.

A produção foi iniciada há um ano. No elenco estão Tânia Barbosa, Ely Izidro, Takaro Victor, Franklin Costa, Pedro Albuquerque, Aldenor Garcia, Maria Cândida, Pablo Lisboa, Genícia Barbosa e Laiane Vitória, artistas que dão vida aos personagens desta história passada na guerra dos trinta anos, na Europa. A direção musical é de Antonio Melo e a iluminação de José Carlos N’gão.

O diretor Romualdo Lisboa informa que, com esta montagem, o Teatro Popular de Ilhéus quer analisar o Brasil, a partir de suas ferramentas. “Um país de grandes possibilidades, mas que está sujeito a todo instante aos fantasmas do fascismo, ignorância, machismo, preconceito e da discriminação. E quer, além de tudo, mostrar que uma nova sociedade é possível, mais justa, libertária e humana. A peça conta a trajetória de Anna Fierling, uma vivandeira apelidada de Mãe Coragem, que acompanha o exército sueco com sua carroça e vive os horrores da guerra que a faz lucrar”, afirmou.