Programa Primeira Infância fortalece vínculos de crianças assistidas pela SDS

Cuidado com crianças assistidas
Secom

Com objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados para o desenvolvimento das crianças na primeira infância, a equipe do programa Primeira Infância no Suas, Criança Feliz, realizou oficinas, na última sexta-feira (21), para desenvolver e fortalecer o vínculo afetivo da gestação até os seis anos de idade, no Cantinho do Recreio, localizado no Centro Social Urbano. A programação foi direcionada às crianças e famílias assistidas referenciadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras Norte).

Trabalhando o tema “Natureza, quem ama cuida”, foram realizadas oficinas de confecção de massa de modelar, pintura no papel, pintura em tela, pintura de rosto, conto de histórias, tapete sensorial e caixa do adivinha. A equipe do programa Bolsa Família e os assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também participaram da tarde recreativa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, destacou a importância de trabalhar o desenvolvimento das crianças desde o nascimento. “O programa é uma excelente ferramenta, para que famílias com crianças entre zero e três anos ofereçam a elas instrumentos para promover seu desenvolvimento integral”, salienta.

Desenvolvimento familiar - Através de visitas domiciliares, o programa visa acompanhar gestantes e crianças de zero a três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas respectivas famílias, com o objetivo de promover o desenvolvimento familiar.   As equipes do Criança Feliz realizam o acompanhamento e fazem orientações importantes, a fim de fortalecer vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

A coordenadora do programa, Alana Messias, explica que esse é um momento também de integração ente as famílias dos programas. “Além de estimular o desenvolvimento integral de crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social”. Foram realizados também sorteio de brindes, brinquedos, roupas e de cestas básicas.