Projeto de integração do transporte urbano apresentado na Semana do Trânsito

Mobilidade em discussão
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Um bate-papo sobre o tema “Cidade e Transporte Público” foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), durante a programação da Semana Nacional do Transito e Semana da Mobilidade de Ilhéus, que começou na terça-feira (17) e se estende até domingo (23). Durante o evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi apresentado o projeto de integração do transporte coletivo, que tem como objetivo facilitar a rotina dos usuários, com um novo modelo de circulação dos coletivos e a integração, onde é possível usar mais de um ônibus, pagando apenas uma passagem.

O gerente da empresa de ônibus São Miguel, Josemir Dias, acredita que a mudança no sistema de transporte é essencial para a melhoria da qualidade do serviço, “Hoje, nós temos um transporte que já opera há 30 anos e não foi projetado com a expansão urbana. Então estamos fazendo esse trabalho para mudar o modelo de transporte diametral (de bairro a bairro) para um modelo radial (bairro/centro-centro/bairro). Isso vai dar uma melhor conectividade em toda a cidade com o coletivo urbano”, explica o gerente.

Economia - A implantação da integração nos ônibus coletivos é uma proposta que, além de agilidade no trajeto do usuários, também proporciona economia. O diretor municipal de Transito de Ilhéus, Gilson Nascimento, aponta as vantagens do projeto para os usuários. “Vai melhorar a qualidade dos transportes para as pessoas e a economia, principalmente o trabalhador, estudante e todos que utilizam o transporte público”, comenta.

O diretor explica como vai funcionar a mudança: “os estudantes de Olivença, por exemplo, pagam duas passagens hoje para ir à Uesc. Com a proposta de integração, terão um tempo para chegar ao terminal urbano e entrar em outro ônibus com uma passagem só”. Na integração, os estudantes poderão usar o cartão atual de passe. Quem não faz parte do grupo estudantil, terá acesso a um cartão de cidadão normal que poderá ser carregado e também será possível fazer a integração com ele.

Na reunião, estavam autoridades do município e ouvintes, incluindo estudantes. O diretor da Associação do Bairro Hernani Sá, Kaique Souza, também estava presente e afirmou que “a cidade tem crescido, então a mobilidade urbana tem que crescer junto”.