Agentes de Trânsito participam de capacitação profissional

Evento acontece em Salvador
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A Prefeitura de Ilhéus garantiu a participação de servidores municipais III Congresso e Seminário de Formação dos Profissionais e Agentes de Trânsito da Bahia, que será realizado nos próximos dias 14, 15 e 16, em Salvador. O evento marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2018, com foco na educação, e contará com representantes de mais de 60 cidades baianas.

Ilhéus será representado pelo diretor municipal de Trânsito, Gilson Nascimento, e cerca de 30 agentes de trânsito. O evento reunirá profissionais e agentes de das esferas municipal, estadual e federal. Também terão representação convidados de outras corporações, como as Polícias Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Detran, Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), Derba e outros atores do sistema nacional de trânsito que atuam no estado.

Gilson Nascimento destaca que o seminário contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana nos municípios participantes. “Teremos discussões sobre técnicas de sinalização e fiscalização e capacitação, aplicação correta dos recursos oriundos das infrações de trânsito e a melhoria da gestão municipal neste setor, a fim de contribuir para termos um trânsito mais humano e cidadão”, destaca o gestor.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sindatran) Bahia, Valério Bomfim, informa que o seminário servirá para discutir o trânsito e a mobilidade urbana como parte importante da segurança pública, sob a luz da Lei Federal 13.675/18, que criou o Sistema único de Segurança Pública, onde os Agentes de Trânsito foram incluídos como membros. “Discutiremos também os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que são de interesse da categoria, como o PL 8085, cujo relator é o deputado federal baiano Sérgio Brito, e que modificará o código de trânsito em mais de 200 artigos”, enfatiza.

A programação terá como palestrantes o diretor do Instituto de Certificação de Trânsito e Transportes, José Leles; diretor geral do Detran Bahia, Lúcio Gomes; diretor de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus, Gilson Pedro Nascimento; presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Magno Lavigne; presidente da Federação dos Agentes de trânsito do Brasil (Fetran), Eider Marcos; vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Cargas Próprias do Estado da Bahia (Sintracap), Marcelo Carvalho; presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sindatran) Bahia, Valério Bomfim e o auditor fiscal do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Mário Diniz.