Seminário gratuito debate sobre políticas culturais

Evento acontece no final do mês
Reprodução

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), realiza o II Seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio, em parceria com a Comunidade Tia Marita, de 28 a 30 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. A programação conta com a participação de grandes nomes do cenário cultural, a exemplo dos professores Albino Rubim (Ufba), Alexandre Barbalho (UFC/Uece), César Bolaño (UFS) e José Márcio Barros (Puc-MG).

O seminário é direcionado para profissionais que promovem ações no âmbito cultural, lideranças da sociedade civil, representantes de órgãos do governo e pessoas interessadas no assunto. Para se inscrever na oficina basta acessar o blog do seminário www.gestaodacultura.blogspot.com.  A inscrição se estende até o dia 15 de setembro e deve ser feita através da internet. O número de vagas é limitado e aproximadamente 150 pessoas já registraram inscrição para o seminário.

Manual do conselheiro - De acordo com a programação, no dia 28 será lançado o livro “Manual do conselheiro municipal de política cultural", do secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade, a partir das 20h30, no Teatro Municipal de Ilhéus. Também no dia 28, das 9 às 12 horas e das 14hàs 16 horas, será ministrada uma oficina voltada para a elaboração de projetos culturais, com a ténica do Ministério da Cultura, Juliana Machado. A oficina será dividida em duas partes e fará uma abordagem do processo de produção cultural.

Pawlo Cidade destaca que esta ação é de grande importância, pois irá auxiliar e orientar os agentes que fomentam a cultura a desenvolver um olhar sobre a política cultural, conforme as ações e as diretrizes nacionais. “A cultura deve ser vista para além da sua dimensão artística, como ferramenta de desenvolvimento nas esferas econômica e social”, destaca o secretário.

Além dos professores que ministrarão as palestras, contribuirão com a iniciativa os convidados João Carlos Oliveira (Ipac), Zulu Araújo (FPC), Claudiana Figueiredo (Sebrae), Daniele Canedo (UFRB), Kátia Costa (BA), Fernando Oliveira (Uesc), Alessandro Fernandes (Itabuna), Emílio Tapioca (Andaraí), dentre outros convidados.