Ilhéus
Desfile cívico do 7 de setembro terá Educação como tema
Desfile do ano passado

Crédito: Secom

O desfile cívico e militar em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil em Ilhéus terá início às 8 horas desta sexta-feira (7), na Avenida Soares Lopes, centro da cidade. O tema deste ano é “Educação: força para um Brasil melhor” que marca a valorização da cidadania, solidariedade, cooperação e do respeito através da inclusão social. Crianças, adolescentes e adultos atendidos ou apoiados por programas sociais, culturais e esportivos da Prefeitura serão destaques no desfile cívico e darão um brilho especial com a beleza da festa na avenida.

O cortejo contará com a participação do prefeito Mário Alexandre, representações das forças militares, escolas públicas e particulares, clubes de serviço e secretarias municipais. Segundo a coordenação do evento, professora Célia Miranda, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o início do desfile será com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, seguido de revista à tropa. O cortejo sairá do ponto em frente ao Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes. “Teremos um total de 53 instituições participando, o que equivale a um número de 3.998 participantes, 740 pessoas a mais do que o ano passado”.

Desfiles – O grupamento militar será o primeiro a desfilar, composto por representação da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil e pelos pelotões da Marinha; 18ª CSM – Circunscrição do Serviço Militar (Exército), acompanhados pela Banda da Polícia Militar; Colégio da Polícia Militar (COM) Rômulo Galvão, com a própria banda; Companhia Independente de Pelotão Especializado (CIPE-Cacaueira); 1º Pelotão Misto das 68ª/69ª/70ª Companhias Independentes da Polícia Militar; 2º Pelotão PETO (Pelotão Especial Tático Ostensivo); Rondesp; 5º Grupo de Bombeiros Militares; Guarda Civil Municipal e Centro de Formação de Bombeiro Civil – Fireguard.

Em seguida, o grupamento motorizado da Polícia Militar, dos Bombeiros Militares, da Guarda Civil Municipal, do SAMU e da Superintendência de Trânsito (Sutran). Logo após, virá o segundo grupamento composto pelos dos Clubes de Serviços, com as seguintes representações: Projeto Sociocultural Arte-Dança; Associação dos Deficientes Físicos (Adefi); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Lions Clube Ilhéus Centro; Lions Clube Ilhéus Pontal; Lions Clube Ilhéus Norte; Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (Aapc); Movimento Desperta Débora; Movimento Vantuy Agroecológico; Clube Dos Desbravadores; Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado; Capítulo São Jorge dos Ilhéus; Ordem Demoley; Lojas Maçônicas de Ilhéus e Fraternidades Femininas.

 

Escolas – O terceiro grupamento será aberto pelas escolas que contará com a presença da Fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaum (CEEP). Em seguida, desfilam na avenida, as escolas públicas Colégio Estadual Sá Pereira, Educandário Siqueira, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaum (CEEP). Logo após, escolas municipais de Castelo Novo e Banco Central. 

A Fanfarra da Escola Municipal Temístocles Andrade acompanhará o quarto pelotão formado pelas escolas municipais do Santo Antônio, Sabaituba, Nossa Senhora das Neves, Temístocles Andrade (EMTA). Já a Fanfarra do Instituto Municipal Eusínio Lavigne (Faime) acompanhará o grupamento das escolas municipais do Bando da Vitória, São Pedro, Pontal, Princesa Isabel e Eusínio Lavigne. O desfile será encerrado com o quinto e último grupamento por representações da Controladoria Geral do Município (CGM) e das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Serviços Urbanos.

 


Desfile do ano passado

Crédito: Secom

 
Mais Notícias
   20/9/2018 - Projeto que regulamenta mototáxi chega ao Legislativo
   20/9/2018 - Alunos do Projeto Jovem Social participam de atividades recreativas
   19/9/2018 - Projeto de integração do transporte urbano apresentado na Semana do Trânsito
   19/9/2018 - Saúde inicia curso de aperfeiçoamento em Educação Popular
   19/9/2018 - Projeto ´Ilhéus sem violência é bem melhor´ é apresentado à imprensa
   18/9/2018 - Trinta casais celebram matrimônio durante Casamento Comunitário
   18/9/2018 - Humanização e mobilidade, destaques na Semana Nacional do Trânsito
   18/9/2018 - São José inaugura nova ala hospitalar com capacidade para 38 leitos
   18/9/2018 - Audiência pública discutirá obra da Fiol em Ilhéus
   18/9/2018 - Cursos profissionalizantes qualificam moradores de Sambaituba
   18/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas apresentados a comunidades da periferia
   17/9/2018 - Renovação do projeto da ZPE é o primeiro passo para viabilizar exploração
   17/9/2018 - Exposição ´Ilhéus em Flor´ marca a chegada da primavera
   15/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas para periferia acontecem no TMI
   15/9/2018 - Inaugurado, PA da Conquista passa a funcionar na segunda
   14/9/2018 - Parceria entre a Prefeitura e Banco do Povo fortalece pequenos negócio
   14/9/2018 - Presidente mundial da Bamin conhece área do Porto Sul
   14/9/2018 - Secult realiza oficina voltada ao edital Manoel Barreto
   12/9/2018 - Ilhéus lidera ranking dos 10 maiores devedores na Justiça do Trabalho na Bahia
   12/9/2018 - Agentes de Trânsito participam de capacitação profissional



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout