Consórcio de Saúde visa melhorar atendimentos de média e alta complexidades

Eleição do Consórcio de Saúde do Sul da Bahia
Secom/Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou da eleição do Consórcio Público Interfederativo de Saúde, quinta-feira (23), na sede da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), em Itabuna. Os prefeitos de Almadina, Milton Cerqueira e de Itajuípe, Marcone Amaral foram eleitos presidente e vice-presidente do consórcio, respectivamente.

A eleição foi conduzida pelo coordenador dos consórcios de saúde da Bahia, Nelson Portela, e contou com a presença de 16 prefeitos da região, entre eles Fernando Gomes, de Itabuna e Antônio de Anízio, de Itacaré, atual presidente da Amurc. O consórcio integra 30 prefeituras do Sul da Bahia, com o objetivo de ampliar o atendimento de saúde dos municípios da região.

O prefeito Mário Alexandre considera a união das prefeituras como mais uma vitória para a população de Ilhéus e da região. “Estamos somando forças, a fim de que toda a região de Ilhéus tenha um melhor atendimento, com mais acesso a consultas e exames de média, como ressonâncias, tomografias, ultrassonografia e consultas especializadas”, enfatizou.

Consultas e exames especializados - O Consórcio vai coordenar as atividades da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna e atenderá os municípios consorciados de Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, e Aurelino Leal.

Os moradores destas cidades terão acesso a várias especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão oferecidos exames de ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, entre outros.