Órgãos de segurança e turismo planejam ações para o próximo verão

Reunião planeja ações
Secom

A Secretaria de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur) reuniu representantes de corporações civis e militares do município para fortalecer as estratégias de segurança pública no próximo verão, quinta-feira (16). O encontro envolveu a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Salvamar. A Setur foi representada no encontro pela diretora de Eventos, Tatiara Santos e o diretor de Fomentos e Promoção do Turismo, Gerson Marques.

Na oportunidade, foram apresentados os pontos críticos de estratégia, estrutura e logísticas, a fim de aprimorar as ações de segurança pública nos eventos realizados pela Prefeitura de Ilhéus. Participaram da reunião, o major Pinheiro, da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM); tenente George Andrade, do Corpo de Bombeiros Militar; capitão Nerivaldo, da 68ª CIPM; capitã Elane Campos Henrique,  subcomandante da 70ª CIPM; Jonathan Nascimento, subcomandante da Guarda Municipal, diretor municipal de Transporte e Trânsito, Gilson Nascimento e o coordenador do Corpo de Salva Vidas, Anderson Nogueira.

O major Pinheiro destacou as deficiências que precisam ser melhoradas na construção do planejamento técnico, a exemplo de uma ação integrada entre os órgãos competentes, aviso prévio de agenda e cumprimento dos horários e locais dos eventos oficiais, além de apoio logístico. “O planejamento operacional demanda antecedência, por isso é importante realizar cotação orçamentária, através dos recursos destinados para estas ações e disponibilizar o quadro de efetivos e a modalidade de policiamento para atuar nos eventos” explica.

Antecedência - Para o major, o planejamento facilita o desenvolvimento do trabalho a ser executado. “A programação está mais ajustada, essas reuniões servem para alinhar, e não gera falhas na comunicação. Na área da 69° CIPM, há um fluxo grande de turistas, e nós precisamos desse apoio da Prefeitura, para que a segurança seja bem feita e o turista sinta-se seguro e retorne a Ilhéus” disse.

Gerson Marques destaca que a construção do planejamento por etapa tem mais eficácia. “A ideia é corrigir os erros, avançar, aperfeiçoar e melhorar. As instituições de segurança já possuem planejamento inteligente, disponibilizam de recursos, horas extras, mas desde que isso seja demandado com antecedência, para que o planejamento seja eficiente” concluiu.

O coordenador do Corpo de Salva Vidas, Anderson Nogueira, anunciou que o Salvamar fará um plantão em toda extensão litoral, de norte a sul do município, no dia 1º de janeiro e aumentará o número de postos de atendimentos nas duas áreas.