Palestra vai orientar empresários sobre eSocial em Itabuna

Sebrae em Itabuna
Maurício Maron

O Sebrae em Itabuna vai promover na próxima segunda-feira, 20, das 19h às 21h, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, a palestra gratuita “Desvendando o eSocial, uma abordagem teórica e prática”. Quem vai ministra é o contador e consultor de empresas, especializado nas áreas Trabalhistas e Previdenciárias, Heleno Rocha. O evento tem a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e as inscrições podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae.

De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o palestrante vai orientar os microempreendedores individuais que têm funcionário e os donos de micro e pequenas empresas sobre as novas regras do Programa eSocial. “O evento visa orientá-los sobre a importância de estarem atentos a declaração de dados dos empregados e ao cumprimento dos prazos para que não venham ser penalizados”, declarou Michel.

O sistema informatizado visa alinhar informações passadas pelos empregadores sobre seus empregados, relacionados a contribuições previdenciárias, vínculos, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, informações sobre o FGTS, entre outros.

As regras do eSocial passaram a valer desde o dia 1º de julho em todo o país, e é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. A mudança visa reduzir a burocracia, unificando eletronicamente as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que as empresas devem prestar sobre os seus empregados.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3613-9734 ou 99974-2262 ou na agência de atendimento do Sebrae em Itabuna, que fica na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro.