Indicadores da Saúde serão apresentados nesta quinta

Audiência Pública na Câmara
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A agenda de construção do Plano de Metas Participativo para o exercício 2017-2020 do município de Ilhéus continua nesta quinta-feira, 16 de agosto. Desta vez, o Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) tratará do tema Saúde. O segundo encontro será realizado no Plenário da Câmara Municipal, das 9 às 12 horas, totalmente aberto ao público. A iniciativa deve reunir cidadãos incentivados para o exercício do controle social, o que resulta em mais transparência, mais informação e, consequente, combate à corrupção.

De acordo com Controladoria Geral do Município (CGM), até o momento a gestão municipal já selecionou e apresentou ao público 28 indicadores do Programa Cidades Sustentáveis para a área da Educação. Neste segundo encontro serão apresentadas as metas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 e os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis selecionados do eixo “Ação Local para a Saúde”.

Estes indicadores possibilitarão uma avaliação mais eficiente das metas estabelecidas pela gestão, permitindo ao Governo e a Sociedade buscar soluções para promover melhorias nas políticas públicas em execução ou até mesmo readequá-las.

O momento será de apresentação dos indicadores que já se encontram disponíveis na plataforma do Programa Cidades Sustentáveis – no eixo “Ação Local para a Saúde”, de forma que possam ser discutidos pelos diversos segmentos da sociedade. Posteriormente, a Sesau promoverá novo encontro com os Conselheiros da Saúde e demais interessados em debater o tema.

O canal definido para interação entre sociedade e governo é a Ouvidoria Geral do Município. Por meio do sistema e-Ouv qualquer cidadão ou cidadã poderá enviar sugestões de outros indicadores para inclusão no plano de metas ou sobre aqueles que forem apresentados pela gestão, cadastrar reclamações e elogios sobre o evento.

Além deste, estão previstos mais seis encontros temáticos: dia 29 de agosto – Desenvolvimento Social; dia 2 de setembro – Cultura; dia 26 de setembro – Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil; dia 10 de outubro – Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos e Maramata; dia 24 de outubro – Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte; dia 04 de novembro – Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais.

O final desta etapa está previsto para o mês de dezembro, quando será encaminhada proposta de Plano de Metas para apreciação da Câmara Municipal, que consolidará as metas estabelecidas no PPA aos indicadores selecionados, apresentando os principais compromissos da administração municipal a serem efetivados até o fim da gestão.