Ilhéus
Vilas Boas participa de Encontro de Integração Ensino e Serviço da Saúde
Secretário estadual comanda encontro

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

Um evento inédito reuniu, na manhã desta sexta-feira (10), representantes de todas as instituições de ensino superior de Ilhéus, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e representantes do controle social, com o objetivo de debater e fortalecer a rede de atenção básica da saúde municipal. O I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Sesau contou com as presenças do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, vice-prefeito José Nazal, e do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, entre outras autoridades.

 

O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista. O secretário Fábio Vilas Boas respondeu aos questionamentos da plenária e renovou o compromisso do governo estadual de investir para garantir mais eficiência na rede primária de atenção à saúde no município.

 

Participaram do I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Sesau, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro,  juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça, coordenador do Programa de Pós–Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul da Bahia, Antonio José Cardoso, diretora acadêmica da Faculdade Madre Thaís (FMT), Tatiana Barcelos e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos. Presentes também reperesentantes do COSEMS, Aldecy Bezerra,  Faculdade de Ilhéus, Tatiana Rodrigues, Núcleo Regional de Saúde, Mary Núbia e do Instituto Federal da Bahia, Marcelle Fontes.

 

Ao debater a questão do índice de mortalidade infantil em Ilhéus, Fábio Vilas Boas reafirmou à reitora Adélia Pinheiro que o governo do Estado vai investir R$ 10 milhões para a implantação da unidade hospitalar materno infantil no prédio onde funcionou o Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. Ele considerou que a redução desse índice também depende da qualidade do atendimento pré-natal dispensado na rede básica de saúde e, mais uma vez, garantiu apoio ao município par enfrentar o problema.

  

Integração - Responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, em Ilhéus, a enfermeira Dayse Santos apresentou o projeto de Reestruturação da Atenção Primária em Saúde, agora sob o comando do secretário Geraldo Magela. Em seguida, a reitora Adélia Pinheiro falou sobre a importância da integração Ensino–Serviço–Gestão–Controle Social na efetivação de planos de saúde resolutivos e humanizados. Para a reitora, a presença maciça de todos os atores da rede de saúde é a sinalização clara de que “chegou a hora de trabalhar e valorizar a cidadania.”

 

Ainda foi apresentado um painel com os projetos de cooperação em serviços de saúde mantidos com o município por todas as instituições de ensino, inclusive no âmbito dos programas de residência. A proposta do encontro é a criação do Comitê de reorganização do sistema municipal de saúde de Ilhéus e a realização do I Seminário Municipal para a Redução da Mortalidade Infantil – Pactuações, uma iniciativa do secretário Geraldo Magela. Está prevista nova reunião de integração institucional será realizada, nos próximos dias, para dar continuidade aos objetivos do evento. “Esperamos que este seja o primeiro passo de uma longa caminhada marcada pelo protagonismo, solidariedade e diálogo em favor melhor fazer pela saúde individual e coletiva”, declarou Magela.


Secretário estadual comanda encontro

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

 
Mais Notícias
   20/9/2018 - Projeto que regulamenta mototáxi chega ao Legislativo
   20/9/2018 - Alunos do Projeto Jovem Social participam de atividades recreativas
   19/9/2018 - Projeto de integração do transporte urbano apresentado na Semana do Trânsito
   19/9/2018 - Saúde inicia curso de aperfeiçoamento em Educação Popular
   19/9/2018 - Projeto ´Ilhéus sem violência é bem melhor´ é apresentado à imprensa
   18/9/2018 - Trinta casais celebram matrimônio durante Casamento Comunitário
   18/9/2018 - Humanização e mobilidade, destaques na Semana Nacional do Trânsito
   18/9/2018 - São José inaugura nova ala hospitalar com capacidade para 38 leitos
   18/9/2018 - Audiência pública discutirá obra da Fiol em Ilhéus
   18/9/2018 - Cursos profissionalizantes qualificam moradores de Sambaituba
   18/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas apresentados a comunidades da periferia
   17/9/2018 - Renovação do projeto da ZPE é o primeiro passo para viabilizar exploração
   17/9/2018 - Exposição ´Ilhéus em Flor´ marca a chegada da primavera
   15/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas para periferia acontecem no TMI
   15/9/2018 - Inaugurado, PA da Conquista passa a funcionar na segunda
   14/9/2018 - Parceria entre a Prefeitura e Banco do Povo fortalece pequenos negócio
   14/9/2018 - Presidente mundial da Bamin conhece área do Porto Sul
   14/9/2018 - Secult realiza oficina voltada ao edital Manoel Barreto
   12/9/2018 - Ilhéus lidera ranking dos 10 maiores devedores na Justiça do Trabalho na Bahia
   12/9/2018 - Agentes de Trânsito participam de capacitação profissional



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout